13/11/2022
Você sabe qual a chance de um país ganhar a Copa do Mundo? Não precisa ser um especialista em futebol para responder. Vamos olhar os dados:
32 seleções disputam a Copa do Mundo. Antes mesmo da bola rolar, cada país tem cerca de 3% de chances de ser campeão. Conforme as seleções avançam no torneio, as chances aumentam. Mas o que o tetra da Alemanha tem a ver com isso?
Para explicar melhor, é preciso voltar no tempo para entender o contexto da reunificação do país. Em 1949, com o final da 2ª Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países: Alemanha Ocidental e Oriental. E essa divisão durou 40 anos.
Só em 1990, a Alemanha foi reunificada e, a partir de 1994, o país passou a disputar a copa do mundo como um só time, que é a Alemanha que conhecemos hoje. Com a reunificação, a FIFA decidiu considerar os títulos da Alemanha Ocidental de 54, 74 e 90 como títulos da Alemanha.
É aí que entra o estudo das probabilidades.
Em 1974, 16 times foram classificados para a Copa da Alemanha. Cada um com 6% de probabilidade de ser campeão. Só que entre esses países havia a Alemanha Ocidental e Oriental. Ou seja, antes mesmo da bola rolar, a Alemanha já tinha o dobro de chances de ser campeã (13%).
E os dois países acabaram se enfrentando, justamente em um jogo decisivo da primeira fase. A Alemanha Ocidental, que tinha o melhor time e já estava classificada, acabou perdendo, mas garantiu a sua classificação em um grupo mais fácil na fase seguinte, sem precisar enfrentar o Brasil e a Holanda. Sorte da sua vizinha Oriental, que precisava ganhar para passar de fase.
Na segunda fase do campeonato, restaram oito equipes. Cada uma com aproximadamente 13% de chances de título. E a disputa se tornou cada vez mais desigual. Mas a Alemanha, com os seus dois times, tinha o dobro, 25% de chances de ser campeã.
O final dessa história é que a Alemanha Ocidental acabou campeã com méritos.
Porém, quando a FIFA decide considerar os títulos da Alemanha Ocidental como títulos da Alemanha unificada, ela cria um desequilíbrio nas probabilidades de vitória dos times. Um princípio básico das competições esportivas é que todos os times tenham as mesmas chances de vitória. Ao unificar os títulos, a FIFA assumiu que, mesmo de forma retroativa, um dos países teve o dobro de chances de vitória. Afinal, se a campeã fosse a Alemanha Oriental, a Alemanha unificada seria declarada vitoriosa da mesma forma.
Dessa forma, o ranking de campeões da FIFA deve ser revisto considerando a Alemanha Ocidental tricampeã e a Alemanha unificada campeã uma vez em 2014, aqui no Brasil.
E para você, a Alemanha é mesmo tetra? Continue acompanhando o nosso conteúdo para ver como os dados podem mudar a sua forma de ver o mundo.